segunda-feira, 23 de abril de 2012

Lower Dens “Nootropics”

Em 2010, fomos brindados com o emocionante álbum de estreia - “Twin-Hand Movement” - dos norte-americanos Lower Dens. Nesse disco, respirávamos uma sonoridade densa e atmosférica, causando algumas vezes um arrepio na espinha. O novo “Nootropics”, repete toda essa intensidade do registo anterior, mas deixando-nos um pouco isolados em algumas canções.
Jana Hunter e os seus parceiros, não pretenderam inovar, mas transmitir mais alguma sensualidade às músicas. Pelo menos, nota-se texturas sónicas mais hipnóticas, com intensão de rebuscar influências aos Cocteau Twins ou a Brian Eno, para transmitir algo mais intenso.
As cavalgadas rítmicas de “Alphabet Song”, abre “Nootropics”, passando de seguida ao single “Brains”, um dos momentos mais fortes deste disco, intenso e belíssimo. “Propagation” é dolorosamente lento, liderado por um ambiente bem envolvente. Devagarinho, vamos recebendo cada vez com mais intensidade a música, graças aos temas “Lamb” e “Candy”. Nota-se o sono profundo a emergir com “Lion in Winter Pt. 1”, num ambiente atmosférico, continuando com o fantástico e mais experimental “Lion in Winter Pt. 2”. “Nova Anthem” leva-nos por uma atmosfera bem serena, num registo bem explorado por Brian Eno. O desfecho é assinalado por “In the End is the Beginning”, um tema de 12 minutos, absolutamente hipnótico.
Produzido por Drew Brown (que já trabalhou com os Radiohead, Beck, ou Blonde Redhead), é um registo que não desilude, mesmo indo muito ao encontro do experimentalismo.
Tem-se que ter alguma disponibilidade para deixar sentir “Nootropics”, pois o desfecho pode ser bem positivo e apaixonante.

Tracklist:

01. Alphabet Song
02. Brains
03. Stem
04. Propagation
05. Lamb
06. Candy
07. Lion in Winter Pt. 1
08. Lion in Winter Pt. 2
09. Nova Anthem
10. In the End is the Beginning

Lower Drains “Nootropics” (Ribbon Music) – 7/10

Brains” foi o primeiro single a surgir, e o vídeo foi dirigido por Tristan Patterson.

3 comentários:

Luis Baptista disse...

Nuno,ainda n ouvi, mas estou curioso...
Abraço

Luís Miguel Récio disse...

Obrigado pela partilha Nuno!
Depois de ter gostado muito do primeiro trabalho deles, vou dar o tempo que for preciso para 'entrar bem' neste 'Nootropics'. ~:~

Spark disse...

Não é um álbum mto fácil de digerir, mas depois torna.se viciante.
E mto obrigado pela visita Luís Récio ;)

Abraço