segunda-feira, 14 de maio de 2012

Killing Joke “MMXII”

Este é um disco com mensagens fortes e negativas, quase apocalíptica, com ataque central aos políticos, ao capitalismo e aos problemas ambientais, mas também deparamos com momentos subtilmente optimista e de esperança, uma luz ao fundo do túnel. Depois da reunião em 2008 da formação original dos Killing Joke (Jaz Coleman, Kevin "Geordie" Walker, Martin "Youth" Glover e Paul Ferguson), que originou o lançamento em 2010 do notável álbum “Absolute Dissent”, adquirindo elogios muito positivos, a banda inglesa regressa em força este ano com “MMXII”, já considerado um dos seus melhores álbuns.
Os Killing Joke que continuam a comemorar os 30 anos carreira, lançaram ainda no início deste ano, “Down by the River”, um documento duplo ao vivo que faz parte dessas mesmas comemorações.
A paisagem devastada da capa do álbum, foi desenhada por Mike Coles, enquanto à produção ficou à responsabilidade da própria banda.
A música de abertura “Pole Shift”, fala sobre as preocupações ambientais e da necessidade urgente de arranjar soluções relativamente às localizações geográficas dos polos e ao eixo da rotação da terra. A bélica “Fema Camp”, num ataque ao estado norte-americano, relativamente às instalações e condições prisionais. “Rapture”, um dos melhores momentos de MMXII”, com camadas de energia ao melhor nível da banda de Coleman. A situação global atual e a sua perspectiva para um futuro próximo, com “Colony Collapse”, seguindo “Corporate Elect”, num punk pujante. “In Cythera”, outro excelente single, num synthpop optimista, recordando os tempos de “Night Time” (1985). As guitarras pesadas e a voz de revolta de Coleman, predomina em “Glitch”, enquanto o estrondoso “Trance” procura seguir a guitarra abrasiva de "Pssyche”.
Com “MMXII”, mostra que os Killing Joke estão melhores que nunca.  

Tracklist:
01. Pole Shift
02. Fema Camp
03. Rapture
04. Colony Collapse
05. Corporate Elect
06. In Cythera
07. Primobile
08. Glitch
09. Trance
10. On All Hallow's Eve
Killing Joke “MMXII” (Spinefarm Records/Universal) – 9/10

O single “In Cythera” é um dos momentos altos de “MMXII”. Eis o vídeo!

1 comentário:

liliana_lourenço disse...

Que giro que está o blog. :) Gostei. Está mais fresco. :) **