quarta-feira, 6 de junho de 2012

“Hän Solo”, de Rui Lacas


Rui Lacas apesentou recentemente no VIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (VIII FIBDB), o seu mais recente trabalho “Hän Solo”, após ainda o ano passado ter-nos brindado com o livro “Ermida”. A edição ficou mais uma vez a cargo da Polvo, e mesmo que ainda não tenha vasculhado bem o livro, pelo aquilo que visualizei, posso informar que estamos perante mais um excelente trabalho de Lacas.
“Ao abrigo do Programa Erasmus, Hän, um holandês, ruma a Lisboa para estudar. Depressa se ambienta às novas rotinas, às novas rotinas, acabando por arranjar casa, namorada(s) e trabalho, o que o leva a permanecer. Ficamos a conhecer, em flashes, a história pessoal de Hän (dádiva de Deus, em alemão) e as suas relações com personagens que surgem e desaparecem.
Mas nem tudo são rosas na vida deste fotógrafo freelancer, que ama o desenho e a pintura. Uma doença do foro mental aflige-o e circunstâncias várias acabam por levá-lo a Madrid, onde conhece um curioso grupo e acaba por ganhar um novo nome.
Nesta obra Lacas demonstra todo o seu amor por Lisboa, reproduz fielmente uma certa boémia do Bairro Alto e mostra estar atento ao momento de crise e tensão que atravessamos, retratando as manifestações recentemente ocorridas na capital espanhola, na qual nos conduz igualmente numa pequena visita guiada.”


Hän Solo
De Rui Lacas
Edições Polvo
Fora de colecção; 24 x 17 cm;
capa em bicromia, com badanas;
64 pág. impressas a 2 cores;
PVP: 9,90 Euros (s/IVA)

Sem comentários: