segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Secret Chiefs 3 “Book M”


Tema centrado em torno do Santo Graal, “Book M” é um dos meus arquivos sonoros essenciais, e uma das obras mais importantes da banda norte-americana.
Projecto criado por Trey Spruance (Mr. Bungle), é o terceiro álbum dos Secret Chiefs 3, atestado de momentos mais étnicos, numa vasta série de estilos musicais, incluindo a música tradicional árabe (persa, turca, indiana, iraniana), o electrónico, o jazz, o metal, funk e ainda o medieval, tudo caracterizado por avant-garde, sonoridade que qualifica o estilo da banda. Toda essa combinação faz da banda de Spruance, excessivamente criativa e visionária, que faz os seus álbuns beneficiar imenso com isso.
A ousada viagem ao ocultismo, é encetada pelo étnico "Knights of Damcar", num sortido leque de instrumentos: o darbuka e o dumbek (dois instrumentos de precursão tradicionalmente asiáticos), riq (um pandeiro egípcio), santur (tipo uma caixa com cordas, da pérsia), saz (instrumento de cordas tradicional da Turquia), e o contrabaixo. Noutro registo mais divergente, está o electrónico mais esquizofrénico de "Hagia Sophia”, passando ao “Vajra”, sobressaindo a guitarra, o santur (creio), e o violino. “Ship of Fools (Stone of Exile)”, uma valsa acompanhada por Tar (guitarra iraniana), Cümbüş Mandolin (bandolim de oito cordas turco) e ainda Cubas Baglama (guitarra de pescoço longo, turco). Uma das minhas favoritas, “Horsemen of the Invisible”, energética, intercalada com o ambiente eléctronico e os ritmos do médio oriente. "Zulfiqar III" puxa pelas guitarras, numa percussão exótica, e "Siege Perilous" (Salterello IV), entra num ambiente mais medieval, rebuscando uma música bem popular desse tempo. Mas existe ainda outras maravilhas a incluir neste registo, “Dolorous Stroke”, “Blaze of the Grail” numa relação muito perto do jazz, “Lapist Exillis”, “Lapis Bailtulous”, e por fim, “Safina”.
Um disco sem regras, mas de uma musicalidade imensa!

Também sugiro: “Book of Horizons” (2004).

Secret Chiefs 3 “Book M” (Mimicry_2001)

 Para ouvir “Horsemen of the Invisible”.
 

Sem comentários: