segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Patti Smith “Banga”


Lançado no primeiro dia de Junho, “Banga”, é o novo e o 11º registo de Patti Smith, um daqueles álbuns a assinalar forçosamente.
Como já aqui referi anteriormente, o título do álbum é uma referência ao nome do cachorrinho da obra – The Master and Margarita - do escritor russo Bulgakov, talvez por isso que as palavras predominem forçosamente mais neste disco, relacionando-se sempre muito bem com a sua música.
O disco foi gravado no Electric Lady Studios e conta novamente com a participação de Lenny Kaye, Jay Dee Daugherty e Tony Shanahan, músicos já fiéis a Smith. Tom Verlaine (Television), Jack Petruzzelli, Johnny Depp, e os filhos de Smith (Jackson e Jess Paris), são também nomes a juntar-se à lista de convidados neste disco.
Pode-se dizer que “Banga” é um álbum de homenagens, dedicando “Tarkovsky (The Second Stop is Jupiter)”, ao cineasta russo de mesmo nome, contando com a colaboração nesta música, de Sun Ra. “This is the Girl” é destinada à cantora Amy Winehouse, “Amerigo” ao descobridor da América, Américo Vespúcio, e “Maria” à actriz francesa Maria Schneider. As homenagens persistem com “Mosaic” ao Johnny Cash e “After the Gold Rush” ao seu velho amigo Neil Young, passando por “Fuji-san”, ao povo japonês vítimas do sismo. Analisemos também “April Fool”, um dos temas fortes deste disco, não tivesse Smith ao lado de Tom Verlaine, outro precursor do punk, ou até mesmo o enérgico e fantástico “Banga”. É com certeza um dos discos do ano.
Smith continua a ser uma figura bem marcante na história do rock, sempre espirituosa e mantendo-se sempre fiel a um estilo que a designa, partilhando connosco toda essa sua poesia.

Tracklist:
01 Amerigo
02 April Fool
03 Fuji-san
04 This is the Girl
05 Banga
06 Maria
07 Tarkovsky (The Second Stop is Jupiter)
08 Mosaic
09 Nine
10 Seneca
11 Constantine’s Dream

12 After the Gold Rush
Patti Smith “Banga” (Columbia) – 8,5/10

Após de ter já aqui mostrado o single “April Fool”, “Banga” é agora a música escolhida por mim deste magnífico álbum.

Sem comentários: