segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

My Bloody Valentine “M B V”


Apostar num herdeiro de “Loveless” (1991), poderia ser desastroso, mas não foi isso que sucedeu. Recorde-se que “Loveless”, mesmo não obtendo grande sucesso comercial, foi muito bem recebido pela crítica e considerado como uma importante referência para o estilo Shoegazing, e ainda visto como um dos melhores discos da década de 90. Foi o segundo e último registo de longa duração dos MBV.
Após 22 anos de ausência, o objectivo central de Kevin Shields de regressar, não foi só de prosseguir com a textura sonora que consagrou a banda de Dublin, mas também inovando. Foi em 2007, que os My Bloody Valentine regressam ao activo para uma série de concertos, anunciando mais tarde que estavam a trabalhar em novo material, que viria agora a ser lançado pela Pickpocket, apelidado de “M B V”.
Na abertura do disco, somos instantaneamente seduzidos por “She Found Now”, música que podia descobrir-se em “Loveless”, com guitarras saciadas num ambiente calmo e doce. Com “Only Tomorrow” voltamos a reviver a voz de Bilinda, a envolver-se em camadas de distorção, mas num registo mais melodioso, o mesmo acontece com “Who Sees You”, mas pela voz de Shields pertíssimo dum sussurro. A atmosfera hipnótica persiste com “Is This and Yes”, aqui intervindo o órgão e a voz mimada de Bilinda, quase a recordar a sonoridade dos Stereolab. “If I Am” e “New You”, familiarizam-se com a sonoridade de “Loveless”, bem presente a identidade de Shields. Parece que não saímos dos anos 90, mesmo que “In Another Way” se esforce por ser mais moderna, é uma excelente música, profundamente desestabilizadora. O ritmo aumenta com a instrumental “Nothing Is”, entre batidas pesadas e guitarras hipnóticas. Em “Wonder 2” parece que somos introduzidos no meio de uma pista de aviões entre uma experiência de breakbeats, cravado em barulho, talvez a música menos conseguida do álbum, mas densa de criatividade.
“M B V” não será tão marcante como “Lovelles”, mas persiste toda a sequência de inspiração de Shields, e isso para mim é suficiente.

Tracklist:

01. She Found Now
02. Only Tomorrow
03. Who Sees You
04. Is This and Yes
05. If I Am
06. New You
07. In Another Way
08. Nothing Is
09. Wonder 2

My Bloody Valentine “M B V” (Pickpocket) – 9/10

Fica para escuta dois temas que muito me seduziram neste novo álbum, “In Another Way” e “She Found Now”.



Sem comentários: