segunda-feira, 22 de abril de 2013

Wire “Change Becomes Us”


Não será muito exagerado referir que “Change Becomes Us” é melhor álbum dos ingleses Wire, desde o elogiadíssimo “154” (1979). 
A banda inglesa carrega no currículo três álbuns históricos, “Pink Flag” (1977), “Chairs Missing” (1978), e “154” (1979), encarados como uma referência para o punk e um importante impulso para o post-punk. Após o enorme sucesso destes álbuns, a banda termina em 1980, reunindo-se depois em 85, lançando até ao início dos anos 90 seis discos, nenhum deles alcançando o sucesso dos três primeiros. Voltam a separar-se, regressando em 99, e desde aí a banda liderada por Colin Newman entra na nova década, surpreendendo com o lançamento de notáveis registos, tais como “Send” (2003), “Object 47” (2008), e agora este “Change Becomes Us”.
Este disco foi produzido pela própria banda, e foi fundamentado em ideias e composições durante em ensaios feitos entre o período de 79 e 80. Acho-o um registo bastante inteligente e com músicas tecnicamente muito boas, de extrema qualidade. Seguindo pelo um alinhamento mais contemporâneo, deparamos quase com uma homenagem aos três primeiros álbuns, documentado aqui num só disco.
A sublinhar o punk aceso nos temas “Doubles & Trebles”, “Adore Your Island”, o estupendo “Stealth Of A Stork” e “Love Bends”. As restantes aderem pelo um caminho mais experimental, muitas delas carregadas de melancolia como é o caso de “Re-invent Your Second Wheel” ou “& Much Besides”. Também encontramos alguma estrutura psicadélica em canções como “B/W Silence”, “Keep Exhaling” ou “As We Go”. “Eels Sang” a reviver o punk dos Talking Heads, “Magic Bullet” e “Time Lock Fog” são outros a destacar. Está aqui garantido a tradição e a energia da música dos Wire, um dos seus catálogos mais desafiadores, interessantes e atraentes, de toda a carreira da banda britânica.
Este é sem dúvida para estar na lista dos melhores do ano!

Tracklist:

01. Doubles & Trebles
02. Keep Exhaling
03. Adore Your Island
04. Re-invent Your Second Wheel
05. Stealth Of A Stork
06. B/W Silence
07. Time Lock Fog
08. Magic Bullet
09. Eels Sang
10. Love Bends
11. As We Go
12. & Much Besides
13. Attractive Space

Wire “Change Becomes Us” (Pink Flag) – 9/10

Fica para audiçãoDoubles & Trebles” e “Stealth Of A Stork”.



Sem comentários: