segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Nick Cave & The Bad Seeds “Tupelo”


Após o fim dos The Birtday Party em 1983, Nick Cave ingressa num novo projecto, Nick Cave & The Bad Seeds, resgatando Mick Harvey, Tracy Pew, Phill Calvert e Rowland Stuart Howard, todos do projecto anterior, envolvendo ainda Blixa Bargeld (Einstürzende Neubauten), para guitarrista. Cave foge do rock noise e sujo dos The Birtday Party, para assumir um rock mais alternativo e experimental.
Banda formada em Londres, e depois de darem alguns concertos, começam a trabalhar no primeiro registo, “From Her to Eternity” (1984), gravado no Trident Studios e lançado pela Mute Records, sendo muito bem recebido pela critica. A música "From Her to Eternity” chegou a ser interpretada por Cave em “Der Himmel Über Berlin” (Wings of Desire), filme de Wim Wenders. Após a saída de Anita Lane, uma forte influência, namorada e autora das letras das músicas de Cave, a banda resolve rumar a Berlim para trabalhar no segundo álbum, “The Firstborn Is Dead” (1985).
Barry Adamson (The Birthday Party), junta-se à banda, e é lançado em 86, “Kicking Against the Pricks”, um registo de covers, e “Your Funeral… My Trial”, ambos produzidos por Flood. Desse último e elogiado disco, descobriam-se notáveis singles como "The Carny" e "Stranger Than Kindness". Neste período, Cave afundava-se integralmente na heroína, por isso um álbum mais melancólico. Já sem Adamson, entra Kid Congo Powers (The Gun Club, The Cramps), e é lançado “Tender Prey” (1988), gravado em Berlim. Mais um disco que foi muito bem recebido pelo público e critica. "The Mercy Seat" e “Deanna” brilhavam em “Tender Prey”.
Após a sua bem-sucedida reabilitação, envolve-se com o piano, e é editado o discreto e requintado “The Good Son” (1990), decepcionando certos fãs, por Cave mostrar uma melodia mais lamechas, o oposto do intenso “Tender Prey”, mesmo assim, o disco alcançou louvores muito positivos e mais tarde considerado um clássico do músico australiano.
Kid Congo retira-se, e entra Martyn P. Casey (baixo) e Conway Savage (piano), seguindo-se “Henry's Dream” (1992), mais um notável trabalho de Cave. Em 1994 sai o gracioso “Let Love In”, recheado de magníficos singles, como "Do You Love Me?", "Loverman" ou "Red Right Hand”. Em 96 Cave entra num novo patamar de sucesso, com o sensual “Murder Ballads”. Nesse disco Cave contou com a participação de PJ Harvey no tema “Henry Lee”, e com a Kylie Minogue em "Where the Wild Roses Grow”. Também o músico Shane MacGowan (The Pogues), dá a voz a "Death Is Not the End".
Junta-se aos The Bad Seeds, Warren Ellis, e é lançado em 97, o sombrio e minimalista “The Boatman's Call”. Após este disco, Cave resolve fazer uma pequena pausa, empenhando-se nessa fase curar-se da heroína e do álcool, casando-se posteriormente com a modelo Susie Bick.
Em 2001 Nick Cave & The Bad Seeds regressam aos álbuns com “No More Shall We Part”.  Era desvendado em 2003 “Nocturama”, o último com Blixa Bargeld. Um disco que ostentou algumas reservas perante a crítica. No ano seguinte, Bargeld era substituído por James Johnston (Gallon Drunk), e era lançado um álbum duplo - Abattoir Blues/The Lyre of Orpheus.
Em 2005 Cave dedica-se ao guião e à banda sonora do filme “The Proposition”, dirigido por John Hillcoat. Em 2007, Cave formava os Grinderman, com Warren Ellis, Martyn P. Casey e Jim Sclavunos, e era editado o primeiro trabalho da banda “Grinderman”, seguindo um pouco a sonoridade feita nos The Birthday Party. No ano seguinte Nick Cave voltaria a juntar os The Bad Seeds e era mostrado o aplaudido “Dig, Lazarus, Dig!!!”, o último disco que Mick Harvey cooperava, abandonando o grupo em 2009 por motivos pessoais e profissionais.
Os Grinderman retomam aos discos, e era editado em 2010 “Grinderman 2”.
No final de 2012 é anunciado o 15º disco de Nick Cave & The Bad Seeds, “Push the Sky Away”, previsto o seu lançamento já para o dia 18 de fevereiro.

Recordo um dos singles emblemáticos de Nick Cave pelos Bad Seeds, “Tupelo” do álbum “The Firstborn Is Dead”.


Sem comentários: