sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Waltz With Bashir (A Valsa com Bashir)

Realizado em 2008, "Waltz With Bashir (A Valsa com Bashir) é um filme de animação autobiográfico, um ex-combatente de guerra israelita, Ari Folman. O autor descreve a sua experiência como soldado israelita durante a ocupação em 1982 em Beirute, Líbano, com o motivo de derrubar as tropas palestinianas. Dessa guerra resultaria na morte de 3 mil palestinianos em 3 dias, no que ficou conhecido como o massacre Sabra e Shatila. Todas essas memórias são transferidas para um trabalho surpreendente de imagens de animação, com técnicas de rotoscopia em flash e Photoshop.
O filme chegou a ser nomeado para a Palma de Ouro no Festival de Cannes, e premiado em inúmeros festivais como, Animafest Zagreb, British Independent Film Awards, National Society of Film Critics Awards, César Awards, Gijón International Film Festival, e entre outros.

Uma noite, num bar, o israelita Ari Folman encontra um amigo que lhe conta como um pesadelo recorrente o atormenta cada vez mais. No sonho, o amigo de Ari é perseguido por uma matilha de 26 cães enraivecidos. 26, exactamente o mesmo número de pessoas que matou durante a guerra com o Líbano, no início dos anos 80. No dia seguinte, Ari sente uma necessidade vital de relembrar e descobrir a verdade sobre esse período da sua vida. Decide então entrevistar velhos amigos e camaradas. E quanto mais Ari mergulha no interior da sua memória, mais imagens esquecidas e perturbadoras vêm à tona. 

Sem comentários: