segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Tomahawk “Oddfellows”


Após Mike Patton apostar numa sonoridade mais experimental, dentro da música nativo americano com Anonymous” (2007), está de regresso com o rock mais agressivo e alternativo dos dois primeiros discos dos Tomahawk: “Tomahawk” (2001) e “Mit Gas” (2003).
Super banda formada por Patton (Faith no More, Fantômas, Mr. Bungle), Duane Denison (The Jesus Lizard, Unsemble), John Stanier (Helmet, Battles) e Kevin Rutmanis (Melvins), este último substituído agora por Trevor “field mouse” Dunn (Mr. Bungle, Fantômas), tentam provar com “Oddfellows”, que o dinamismo contagiante do rock, continua bem entranhado nas suas veias. Pela maioria da crítica, “Oddfellows” é o melhor álbum da banda até a data, e concordo, mesmo gostando bastante da fase indígena de Anonymous”. É um disco que respira e conquista, manifestado por uma presença forte de sensações, especialmente para o mais inquieto.
O tema de abertura é brindado por Oddfellows”, num ambiente sinistro, sedutor, elegantemente bem arquitetado, enquantoStone Letter” segue imediatamente pelo rock padrão, vertiginosamente intenso. I.O.U.” podia-se familiarizar na atmosfera dos Fantômas, simultaneamente mais nebulosa e medonha. “A Thousand Eyes” envolve-se numa intensa neblina através de uma voz oriental imponente e distante.
Dentro registo mais experimental podemos descobrir “Rise Up Dirty Waters”, aqui numa fusão entre o rockabilly e o jazz, já “The Quiet Few” emboca num rock experimental alucinado, muito apropriado a Patton. Aqui entra um dos temas que mais absorvi neste disco, o épico “South Paw”, pujante, cheio de garra e energia. Entre o blues e o rock meio provocador, está “Choke Neck”, onde as guitarras caracterizam e a voz propaga-se. Adaptado para uma banda sonora de um filme noir, está “Baby Let's Play___”, desembarcando para um registo punk surf e lunático de “Typhoon”.
A referir ainda que a produção da capa do disco ficou a cargo do cartoonista italiano, Ivan Brunetti.
“Oddfellows” hospedou-se indiscutivelmente numa zona de conforto.

Tracklist:

01. Oddfellows
02. Stone Letter
03. I.O.U.
04. White Hats/Black Hats
05. A Thousand Eyes
06. Rise Up Dirty Waters
07. The Quiet Few
08. I Can Almost See Them
09. South Paw
10. Choke Neck
11. Waratorium
12. Baby Let's Play___
13. Typhoon


Tomahawk “Oddfellows” (Ipecac) – 7,5/10

Como já aqui mostrei o primeiro single e vídeo desvendado, “Stone Letter”, deixo para audição duas das minhas favoritas canções “Oddfellows”, “South Paw” e “Rise Up Dirty Waters”.


Sem comentários: