segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Lloyd Cole & The Commotions “Perfect Skin”


Em 82, na cidade de Glasgow, Escócia, Lloyd Cole entra na universidade para seguir filosofia, conhecendo depois quatro músicos (Blair Cowan, Lawrence Donegan, Neil Clark e Stephen Irvine), formando uma banda, dando-lhe o nome de Lloyd Cole & The Commotions.
Dois anos depois (84), conseguem o contracto com a Polydor, lançando os singles “Perfect Skin” e “Forest Fire”, lançando de seguida o seu primeiro álbum Rattlesnakes”, obtendo um enorme sucesso de vendas e ainda recebendo vastíssimos elogios. Cole que se inspirou nas letras das suas músicas em várias figuras da cultura pop e literária como Arthur Lee, Norman Mailer, Grace Kelly, Eva Marie Saint, Simone de Beauvoir, Truman Capote, e Joan Didion. É lançado mais dois singles, "Rattlesnakes" e "Are You Ready to Be Heartbroken?”. No ano seguinte sai o 2º álbum – Easy Peaces – tendo tido mais sucesso que o registo anterior, alcançando o disco de platina no Reino Unido. "Brand New Friend", "Lost Weekend" e "Cut Me Down", foram os singles retirados de “Easy Peaces”.
Em 87 é editado aquele viria a ser o último álbum de Cole, pelos The Commotions. “Mainstream” contava com a produção de Ian Stanley (ex-Tears for Fears), e os singles "From the Hip", "My Bag", e "Jennifer She Said", motivou novamente o êxito, principalmente pelo público inglês, não cativando muito o público norte-americano. Em 89 é colocado então um ponto final nos The Commotions, incentivando Lloyd Cole a embarcar numa carreira a solo.
O músico muda-se para Nova Iorque, e lança em 1990 o seu primeiro trabalho de nome próprio – Lloyd Cole – permanecendo a sonoridade e o sucesso do seu projecto anterior.Don't Get Weird on Me Babe” sai no ano seguinte, e muito bem recebido, devido ao single "She's A Girl And I'm A Man".
Lloyd Cole, continuou a liberar discos, “Bad Vibes” (93), “Love Story” (95), “Music in a Foreign Language” (03) e mais recentemente, “Broken Record” (10), não obtendo a mesma repercussão do que merecia. Novo álbum está a caminho - Don't Get Weird On Me, Babe - em 2013.
Foi devido à excelente fusão do folk, pop e o rock, mas sobretudo à voz de Cole, que determinou um dos projectos mais interessantes e marcantes dos anos 80, e também muito acarinhado em Portugal.

Do fantástico álbum de estreia - Rattlesnakes – recordo o primeiro single – “Perfect Skin”.
 

Sem comentários: