segunda-feira, 15 de abril de 2013

David Bowie “The Next Day”


Este ano fomos surpreendidos com o regresso aos discos de David Bowie, após uma década de abandono à música. Foi no dia do seu 66º aniversário, 8 de janeiro, que foi mostrado ao mundo “Where Are We Now?”, o single que antecipava “The Next Day”, o primeiro álbum desde “Reality” (2003).
Como afirmou Tony Visconti (o produtor do disco), à Rolling Stone, “Se as pessoas estiverem à procura de Bowie clássico, vão encontra-lo neste álbum. Mas se estiverem à procura de um Bowie inovador, com novas direcções, também vão o encontrar neste álbum.” É o Bowie no passado, no presente e no futuro. Por isso temos um disco recheado de lembranças, principalmente no período em que viveu em Berlim, em que o músico resolve aderir a um registo mais experimental em colaboração com Brian Eno, inspirando-se na música nova da Alemanha, mais precisamente em bandas como os NEU!, Harmonia e Kraftwerk, resultando na edição de uma trilogia: “Low” (1977), “Heroes” (1977) e “Lodger” (1979). É por isso que The Next Day” resgata a imagem da capa do álbum “The Heroes”, sobreposta apenas com um quadrado branco e o título, e que refere o “esquecimento ou obliteração do passado”. A produção da capa ficou a cargo de Jonathan Barnbrook, o mesmo que também projectou de “Heathen e Reality”.
O disco está atestado de grandes músicas, tais como os dramáticos Where Are We Now?” e “You Feel So Lonely You Could Die”, “Dirty Boys” a soar a um Tom Waits – um canto fúnebre escoltado pelo saxofone. O atraente “The Stars (Are Out Tonight)”, “Love is Lost”, a traumática “I’d Rather Be High”, o acelerado “Dancing Out In Space”, o elegante “How Does The Grass Grow?”, “(You Will) Set the World On Fire”, uma das suas melhores músicas rock, e por fim o assombroso “Heat”.
Estamos perante um dos melhores discos de Bowie, nisso não temos qualquer dúvida.

Tracklist:

01. The Next Day
02. Dirty Boys
03. The Stars (Are Out Tonight)
04. Love Is Lost
05. Where Are We Now?
06. Valentine’s Day
07. If You Can See Me
08. I’d Rather Be High
09. Boss of Me
10. Dancing Out In Space
11. How Does the Grass Grow?
12. (You Will) Set the World On Fire
13. You Feel So Lonely You Could Die
14. Heat

David Bowie “The Next Day” (Sony Music, ISO Records) – 8,5/10

Fica aqui o último single – “The Stars (Are Out Tonight)” – também um dos meus favoritos deste álbum. O video conta com a participação da actriz britânica Tilda Swinton.

Sem comentários: