segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Os Melhores 2012

 
Na véspera de natal e já praticamente na recta final de 2012, já é mais que o momento de aqui fazer um balanço dos melhores discos e livros de banda desenhada, lançados durante este ano.
Este ano até foi positivo em matéria de música editada, que aqui tentei referir durante este 2012, não conseguindo enfim mencionar todos esses trabalhos que me aliciaram, mas que posso aqui referir alguns - Converge “All We Love We Leave Behind”, Bob Mould “Silver Age”, Dexys “One Day I'm Going to Soar”, Iggy Pop “Après”, Public Image Ltd. “This Is PIL”, Ty Segall “Twins”, A Place to Bury Strangers “Worship”, Bad Brains “Into the Future” e Leonard Cohen “Old Ideas”.
Enquanto à música nacional, acho que este ano foi um pouco sufocada pela austeridade, não descobrindo assim discos que sinceramente me tivessem empolgado, escolhendo aqueles que mesmo assim merecem ser sublinhados.
Dentro da banda desenhada, fui surpreendido com excelentes obras, especialmente com “Fun Home” de Alison Bechdel, e a continuação da série The Walking Death traduzida para português, que a Devir este ano tentou publicar mais que um álbum.
Segue-se então a lista de música e dos livros de BD que fizeram parte da minha vida em 2012. Mais uma vez, a lista está em formato aleatório sem nenhum critério de preferência. Podem sempre expor.

*10 Álbuns Internacionais

Madness "Oui Oui Si Si Ja Ja Da Da"
Ministry“Relapse”
Patti Smith “Banga”
Killing Joke “MMXII”
Grimes “Vision”
Holograms “Holograms”
Cat Power “Sun”
Godspeed You! Black Emperor “Allelujah! Don't Bend! Ascend!”
WovenHand “The Laughing Stalk”
Pop. 1280 “TheHorror”

*5 Álbuns Nacionais

The Parkinsons “Back to Life”
Norberto Lobo “Mel Azul”
Gaiteiros de Lisboa “Avis Rara”
Wraygunn “L’art Brut”
A Naifa “Não Se Deitam Comigo Corações Obedientes “

*5 Álbuns de Banda-Desenhada

“The WalkingDeath_Vol. 03: Segurança na Prisão”, de Robert Kirkman e Tony Moore
“Hän Solo”, deRui Lacas
“12: A Doce”, deFrançois Schuiten
“The WalkingDeath_Vol. 04: O Desejo do Coração”, de Robert Kirkman e Tony Moore

Sem comentários: